1 – Sarna em cachorro
Saiba como tratar sarna em cachorro
A sarna é uma doença na pele causada por ácaros e parasitas
A sarna é uma doença de pele que é causada por ácaros distintos que se alojam na pele ou nos pelos dos cães e passam a viver ali. Existem três tipos de sarna: sarcóptica, otodécica e demodécica.
A sarcóptica, também conhecida como escabiose, é altamente contagiosa e pode afetar outros animais e humanos.
Já a otodécica, causada pelo ácaro Otodectes cynotis, também conhecida como otocaríase ou como “ácaro não escavador”, acomete o condutos auditivos e a superfície da pele, crescendo de maneira descontrolada.
A sarna demodécica é causada pela proliferação anormal de um ácaro do gênero Demodex canis. Essa doença de pele em cachorro – conhecida também como sarna negra – reside no corpo dos pets, principalmente quando o animal está com a imunidade baixa.
Sintomas de sarna em cachorro
coceira e lesões;
irritação e descamação na pele;
excesso e acúmulo de cera no caso da sarna otodécica;
provoca mudança na coloração da pele, deixando-a mais escura e espessa;
entre outros sintomas.
Para saber qual o tipo de sarna, é fundamental consultar um veterinário para a realização de exames.
O tratamento varia de acordo com o tipo, estágio e a intensidade da doença. Mas, no geral, são utilizados banhos terapêuticos (com sabonete e shampoo especial) e medicamentos.
Na prevenção, uma rotina de cuidados com a higiene é o modo mais eficaz para proteger o seu cão. Além disso, manter as vacinas em dia, oferecer uma alimentação adequada e fazer acompanhamento com um veterinário são essenciais para proteger seu amigo.

- Doença do carrapato (Erliquiose)
veneno para carrapato
Erliquiose é uma doença de cachorro grave
A Erliquiose canina é uma doença infecciosa grave causada pela bactéria do gênero Ehrlichia. O vetor é o Rhipicephalus sanguineus, popularmente conhecido como o carrapato marrom.
Sintomas da erliquiose caninas
Após ser picado pelo carrapato hospedeiro, o cachorro pode desencadear:
apatia;
falta de apetite;
manchas vermelhas pelo corpo;
febre;
até sangramento na urina ou pelo nariz.
Além da Erliquiose, existem outras doenças em cães que são causadas por carrapatos, como: Febre maculosa, Babesiose canina, Doença de Lyme, Anaplasmose e Tularemia
- Alergia alimentar
Quadros de alergia alimentar são uma resposta imunológica do organismo canino em relação a alguma substância ingerida. Por exemplo, a ingestão de chocolate pode ser uma das causas desse problema.
Mas, é possível que essa aversão à comida aconteça com diversos alimentos, basta ter algum ingrediente alérgico ao animal.
Sintomas da alergia alimentar em cães
A alergia alimentar pode resultar em diversas reações de hipersensibilidade imediata ou tardia nos cães, como:
ferimentos na pele;
coceira excessiva;
vômito;
flatulência excessiva;
diarreia.
A ação preventiva mais eficaz para evitar essa condição é consultar um veterinário. O profissional irá criar um cronograma alimentar adequado a raça, porte e idade do pet. Portanto, uma ração de qualidade não pode faltar na rotina do seu cachorro.

- Depressão
Macrogard pet
Depressão é uma doença de cachorro que merece atenção do tutor
A depressão canina é uma doença que deve ser bem observada. Os cães são seres sencientes, que possuem emoções e podem desenvolver problemas psicológicos.
Sintomas da depressão canina
Dentre os sinais de depressão canina estão:
melancolia;
carência;
prostração;
perda drástica de peso;
queda de pelos;
não beber água suficiente;
não comer o suficiente;
escondendo (auto isolamento);
entre outros.
Vale ressaltar que algumas das causas mais comuns de depressão canina estão relacionadas a mudanças de ambiente, perda de um companheiro, distanciamento do tutor, entre outros.
Então, a melhor prevenção para a depressão canina é ser um tutor participativo na vida do seu animal de estimação. Como fazer isso? Interagindo, dando carinho e atenção.
Levá-lo para passear e estimular atividades físicas é uma ótima ação, pois além de ajudar a exercitar o corpo, também cuida da mente. Essas tarefas são uma forma de criar um laço com o tutor, que faz o animal se sentir melhor a cada dia. Saiba mais sobre a depressão em cachorro.

- Parasitas
Cachorro com pulgas no verão
Pulhas, carrapatos é uma doença comum de cachorro
Existem diversos tipos de parasitas de cães, os mais conhecidos são pulgas, carrapatos, giárdia, ácaros da sarna e helmintos, que acometem mais animais em centros urbanos, principalmente aqueles que vivem em situação de rua.
Sintomas de parasitas em cães
Os principais sinais indicativos da doença parasitária são:
quadros de anemia;
hipersensibilidade na pele;
coceiras;
irritações;
perdas de pelo;
entre outros.
Esses tipos de parasitas podem afetar os cães através do ambiente ou do contato com outros animais com infestação. Para o tratar os incômodos causados por parasitas, isso vai depender do tipo de doença do seu cachorro.
Já a prevenção é feita com pequenas ações, como o uso de vermífugos, pipetas e comprimidos orais antiparasitários, que vão ajudar a manter esses visitantes indesejados longe. No caso da giárdia, já até existe vacina para proteger seu amigo.

- Alergias
Dentre os quadros de alergia canina, a maior parte das doenças se enquadram em um ou mais dos três tipos abaixo:
Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitos (DAPE);
Hipersensibilidade Alimentar (HA);
Dermatite Atópica (Atopia).
Os casos dermatológicos representam grande parte do atendimento de cães em clínicas veterinárias, o que requer uma demanda significativa de atenção a essas condições.
Por exemplo, as alergias cutâneas são muito comuns em cachorros e podem acontecer por diversos motivos, incluindo contato com poeira, fungos e até alguns alimentos.
Sintomas de alergia em cães
Os sintomas podem variar de acordo com a alergia. Porém, os mais comuns são:
coceiras (prurido);
irritações;
vermelhidão na pele (eritema);
vômitos;
diarreias;
perda de peso;
áreas sem pelos (alopecia).
O tratamento será indicado pelo profissional conforme o diagnóstico e causa da alergia. Mas, a prevenção pode ser feita por meio de uma boa alimentação e utilização de produtos de higiene específicos para a pele do seu pet. Saiba mais sobre alergias em cães.

- Cinomose
Como prevenir, diagnosticar e tratar a cinomose canina
Cinomose camina é uma doença de cachorro que se previne com vacinação
A cinomose é uma doença infectocontagiosa que afeta cães causada pelo vírus CDV, ou Canine Distemper Virus.
Altamente contagiosa, essa enfermidade é comum em animais que não terminaram o esquema vacinal (filhotes), como também aqueles que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10, V11 ou V12).
Sintomas da cinomose em cachorro
diarreias;
problemas respiratórios;
secreções amareladas e densas saindo pelo nariz e região dos olhos;
apatia;
perda de apetite;
vômito;
febre;
convulsões;
paralisias;
tiques nervosos;
falta de coordenação.
Para evitar cinomose em cachorro é super importante manter as vacinas do seu pet em dia. A vacina múltipla protege contra essa e diversas outras doenças, que deve ser tomada a primeira dose ainda quando filhote. Saiba mais sobre a cinomose.

- Artrose
As articulações e cartilagens dos cães, com o passar da idade, podem sofrer com processo de degradação, o que resulta em artrose. Um problema ortopédico comum, principalmente em cachorro mais velhos.
Sintomas de artrose em cães
claudicação (ato de mancar do pet);
redução das brincadeiras;
maior tempo deitado;
resistência ao ser tocado nas articulações;
dificuldades para se locomover.
De modo geral, o tratamento da artrose canina é realizado com administração de medicamentos, suplementação e fisioterapia. Mas, o mais importante é realizar ações preventivas desde o início da vida do pet.
Exercícios, como caminhadas, ajudam a evitar obesidade, além de fortalecer a saúde muscular. Adicionar rampas e escadas, são ótimas formas de não forçar movimentos bruscos do animal para acessar ambientes da casa. Sendo uma ótima alternativa de enriquecimento ambiental para cães.

- Leishmaniose Canina
Causada pelo protozoário Leishmania infantum, a leishmaniose é uma doença infecciosa que pode acometer cães e humanos, por meio da picada do mosquito-palha. As principais vítimas da doença são os cães nas cidades urbanas.
Sintomas da leishmaniose canina
A transmissão de leishmaniose provoca sinais como:
emagrecimento;
perda de pelos;
fraqueza;
gânglios inchados;
crescimento exagerado das unhas;
anemia.
A doença, atualmente, é tratável, porém, os cuidados farmacológicos dependem da condição clínica e de outros fatores. Consulte um veterinário. A prevenção é por meio de vacina. Saiba mais sobre a Leishmaniose canina.

- Doença Periodontal
cachorro escovando os dentes para evitar o tártaro
Escovar os dentes do seu pet a cada 3 dias ajuda a prevenir o tártaro e outras doenças.
A doença periodontal é uma enfermidade bucal comum em cães, que ocorre pela placa bacteriana, inflamando a gengiva e causando mau hálito. Se não for tratada, pode gerar problemas graves, como a retração gengival e óssea, além dos dentes caírem.
Uma gravidade da doença periodontal é as bactérias da boca, que podem ir para corrente sanguínea e atingir órgãos vitais.
Sintomas da doença periodontal em cães
inflamação nas gengivas;
mau hálito;
dentes amarelados;
tártaro;
perda dos dentes;
sangramento.
Para o tratamento, o médico-veterinário especializado em odontologia vai recomendar escovação diária nos dentes de seus pets. Dependendo do caso, pode ser iniciado a administração de medicamentos ou até algum tipo de intervenção cirúrgica.

O principal método para evitar as doenças é atuar no controle do acúmulo de placa bacteriana. Como?
Assim, como no tratamento, realizar a escovação diária dos dentes, deve ser feita com escova macia e pasta própria para cães. Em conjunto, utilizar rações secas e petiscos, como ossinhos, ajudam no controle da placa.